Até 2018, mais da metade dos consumidores usarão dispositivos móveis para todas as atividades online
Cada vez mais os smartphones e tablets estão se tornando os primeiros a serem usados para o consumo de comunicação e conteúdo, de acordo com o Gartner
Até 2018, mais de 50% dos consumidores usarão preferencialmente um tablet ou um smartphone para realizar todas as atividades online, prevê o Gartner. Nas economias emergentes, os usuários estão adotando smartphones como seus dispositivos móveis exclusivos, ao passo que, nas economias desenvolvidas, os equipamentos multidispositivos estão se tornando a regra, com os tablets crescendo a taxas mais rápidas do que qualquer outro equipamento de computação.
“O padrão que emergiu para quase todos os consumidores, com base na acessibilidade dos dispositivos, é utilizar primeiramente o smartphone como ferramenta em trânsito, seguido pelo uso do tablet nas sessões mais longas, e o PC cada vez mais reservado para tarefas mais complexas”, diz Van Baker, vice-presidente de pesquisas do Gartner.
“Esse comportamento se adapta para acomodar dispositivos vestíveis à medida que se tornam mais disponíveis para os usuários. Com o crescente uso da voz, dos gestos e outras modalidades junto aos consumidores, e à medida que as tarefas de consumo superam as tarefas de criação de conteúdo, os usuários se afastam ainda mais dos seus PCs”.
WiFi em alta
Ainda segundo a consultoria, em 2018, 40% das empresas irão especificar WiFi como a conexão padrão para dispositivos não móveis, como desktops, telefones de mesa, projetores e salas de conferências.
“O cabeamento Ethernet tem sido o esteio da conectividade no mundo corporativo para o trabalho em rede. No entanto, como smartphones, laptops, tablets e outros dispositivos de consumo têm se multiplicado, a rede sem fio vem ganhando espaço”, disse Ken Dulaney, vice-presidente e analista do Gartner.”O BYOD aumentou em muitas organizações, a colisão dos mundos empresariais e de consumo mudou as demandas dos trabalhadores.”
Como conexão preferencial à infraestrutura corporativa, o WiFi oferece aos trabalhadores a possibilidade de escolher qualquer dispositivo e trabalhar em qualquer lugar sem se preocupar. Medidas como a adoção de padrões 802.1X e Encryption Standard (AES) têm garantido a segurança.
Dispositivos
Em 2020, 75% dos compradores de smartphones pagarão menos de US $ 100 por um dispositivo. Os preços médios de venda dos smartphones de entrada deverão girar entre 78 e 35 dólares Feature Phones serão encontrados por 25 dólares. Marcas chinesas ganharão maior participação de mercado global de smartphones, colocando pressão sobre os fornecedores Tier 1.
Em 2018, 78% das vendas globais de smartphones virão de economias em desenvolvimento. Novos compradores dessas regiões estão optando pelo uso de serviços públicos e smartphones básicos, graças a queda dos preços médios de venda (ASPs). Em contrapartida, a categoria de smartphones topo de linha atingiu níveis de saturação, com a demanda impulsionada principalmente por substituição de equipamentos já em uso.
Nos mercados em desenvolvimento, os embarques de smartphones high-end devem desacelerar, já que equipamentos com características premium têm caído de preço, transformando-se em dispositivos mais atraentes para a maioria dos compradores.
Em 2018, mais da metade de todos os aplicativos móveis B2E será criada por analistas de negócios corporativos. Plataformas de desenvolvimento de aplicativos móveis convencionais (MADPs) estão introduzindo rapidamente ferramentas gráficas para o design de telas, fluxo de trabalho e fontes de dados, reduzindo consideravelmente o escopo dos projetos.
Matéria completa: http://cio.com.br/