Centro de excelência em logística implantado em Itajaí promete impulsionar ainda mais o setor

24 de fevereiro de 2014, by , Posted in Notícias, Comentários desativados

16141105

A eficiência da logística catarinense, com novos negócios fechados a partir deste desempenho, é encarada pela indústria como um contraponto às perdas que o setor sofreu no Estado com a unificação da alíquota do ICMS para produtos importados (que fez com que um produto importado passasse a chegar a SC 13% mais barato do que o feito aqui).

Diante desse cenário, um centro de excelência em logística como o implantado em Itajaí deve impulsionar ainda mais uma área que vem se destacando nos últimos anos.

— Sentimos um fluxo de clientes especificamente interessados na nossa logística, então a formação técnica nesse setor é um diferencial. Com a questão do ICMS, à medida que perdemos vantagem no benefício fiscal a logística se tornou muito mais relevante. A abertura do Instituto é um movimento importante — avalia o presidente do Sindicato das Empresas de Comércio Exterior do Estado de Santa Catarina (Sinditrade), Rogério Marin.

Com a infraestrutura logística ainda problemática no país, a qualificação profissional dos trabalhadores passa a ser um diferencial indispensável.

— Tudo que vem contribuir no aperfeiçoamento do que hoje é a nossa vocação é muito favorável. E sem dúvida nenhuma a capacitação é uma necessidade para o setor logístico — aponta o presidente da Associação Empresarial de Itajaí, Eclésio da Silva.

Para especialista, qualificação é necessidade básica

Pós-doutor em Regulação da Infraestrutura de Transportes e Portos, Osvaldo Agripino de Castro Junior analisa como fundamental o investimento em qualificação. Ele pondera que hoje a parte de transporte e armazenagem é responsável por cerca de 2/3 do valor da carga e que por isso a capacitação é uma necessidade básica para que o profissional tenha condições de otimizar os procedimentos e garantir eficiência financeira e mercadológica à produção.

— O problema da falta de infraestrutura intelectual é tão ou mais grave do que a falta de infraestrutura física. Temos falta de gente capacitada tanto na esfera pública quanto na privada — declara o especialista.

E em um mercado que carece de profissionais qualificados, os responsáveis pela formação superior destes trabalhadores também aprovam a criação do Instituto em Itajaí. Coordenador do curso de graduação em Logística da Univali, Romeu Zarske de Mello considera que a experimentação prática por meio da nova unidade vai melhorar a atuação no dia a dia da indústria — e adianta que a universidade deve participar desse processo.

— O curso de Logística vai tentar de alguma forma, por convênio ou parceria, integrar esse trabalho de preparação do Instituto para o mercado — afirma.

Fonte: O Sol Diário





Os comentários estão fechados.