Como reduzir os custos com transportes de cargas

7 de abril de 2014, by , Posted in Notícias, Comentários desativados

Através do uso da multimodalidade, isto é, empregando dois ou mais modos de transportes de forma integrada e com um único contrato ao longo de todo o percurso, para levar a carga desde a sua origem até o seu destino final.

No multimodal, quando ocorre a mudança no modo de transporte, a carga inteira é transferida de um para o outro sem que haja um manuseio direto (se a carga estiver num contêiner, por exemplo, o contêiner pode ser transferido do navio para o trem e do trem para o caminhão).
Por isso, a carga é inspecionada somente na origem e no destino, o que proporciona redução de etapas no processo logístico, maior eficiência e agilidade no transporte.

Um exemplo de redução de custos através do uso do multimodal é o transporte de soja feito da cidade de Lucas do Rio Verde (MT) até o porto de Santos(SP),cujo custo por tonelada é de R$ 158,28. Já o custo com o transporte rodoviário dessa mesma cidade para o porto de Paranaguá é de R$ 232,74 por tonelada.Uma economia de R$ 74,46 por tonelada transportada.

Caminhões e demais veículos do modal rodoviário, são adequados para entregas dentro das cidades e para interligar os demais modais entre si.

O uso de transporte rodoviário pode ser otimizado com a realização das entregas durante a noite (como é feito em países de maior desenvolvimento), com as devidas adaptações de horário junto aos parceiros de negócios. Isso geraria maior desempenho do veículo, maior agilidade na entrega e evitaria congestionamento nas principais ruas da cidade.

O transporte ferroviário é ideal para grandes volumes de cargas a longas distâncias (acima de 500 km), já que o custo de suas operações é menor e, se for movido à eletricidade, pode ser ainda mais econômico.

Duas, dentre as ferrovias existentes, podem ser boas alternativas para o transporte de grãos: a Ferrovia Centro – Atlântico (FCA) e a Ferronordeste. Estas duas ferrovias estabeleceram um parceria e operam um trem de cargas entre as cidades de Paulínia (SP) e Recife (PE), passando por Belo Horizonte, Salvador, Aracajú e Maceió, realizando um trajeto de 4500km dentro de 11 dias, Além disso, possível a interligação por rios nos portos de Pirapora (MG) e Juazeiro (BA).

Pode-se combinar o modal rodoviário com o ferroviário para aproveitar o que cada um oferece de melhor: transportar grandes volumes de cargas com a vantagem da entrega porta-a-porta e, ainda solucionando o problema da diferença de bitolas entre as ferrovias. Dentre as combinações existentes, podemos citar o TOFC (Trailer on Flatcar) onde o semi-reboque é colocado sobre um vagão plataforma.

Fonte: www.administradores.com.br





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