Comportamento: 4 dicas para ser notado dentro das empresas
Todas as pessoas querem ascensão profissional nas empresas, mas nem todos estão dispostos a fazer a diferença, nem a ter atitude. Como é possível conseguir resultados diferentes, sem fazer nada fora da rotina? É necessário Foco, Método e Disciplina, além de algumas dicas que serão comentadas durante esse artigo.
Para as pessoas que querem ser notadas dentro das empresas, a primeira pergunta que eu faço é: Você está preparado para se dedicar mais ao trabalho? Se a resposta for SIM é o primeiro passo para você ter sucesso em seu trabalho e ser mais notado na empresa, pois nada cai do céu e precisará estar atento as oportunidades que surgirão para fazer além da sua atividade de rotina. Abaixo seguem quatro dicas para quem quiser ter mais sucesso na sua profissão:
1. Sair da zona de conforto: Ninguém que está na “zona de conforto” é notado. Já passou aquela fase de “bater cartão para entrar e para sair” da empresa, se você se enquadra nessa situação, que se preocupa com a “hora da saída” e quando ouve a sirene sai correndo para ir embora, sinto lhe informar, mas você está fazendo parte dos 70% que fazem a roda girar dentro das empresas, se quiser fazer parte dos 20% que serão notados e que fazem a diferença, necessitará mudar seus conceitos. Os profissionais mais audaciosos hoje em dia, estão em busca de desafios, agregando valor para as empresas e suas carreiras.
2. Demonstrar proatividade: Seja proativo e esteja acessível, antenado a tudo que te cerca, tenha a iniciativa e aproveite bem as oportunidades que passam durante seu dia de trabalho, e tenha certeza que muitas coisas passam diariamente, mas nem sempre se percebe. Seja quem se desafia a fazer algo que não tem resposta, pois isso estimula a “mente criativa” para resolver vários problemas.
3. Desafiar-se ao novo: Não tenha medo de enfrentar desafios, fazer algo novo nunca é fácil, mas você só cresce como pessoa e profissional quando faz algo novo. Já perdi a conta de quantos vídeos, palestras, filmes que falam: Arrisque-se, Desafie-se, tenha Atitude. Você não faz ideia do potencial que possui, e só vai descobrir quando ARRISCAR. Controle seus medos e aceite os desafios que a vida lhe proporciona, só assim você terá novos resultados.
4. Construa sua marca pessoal: Seja autentico e espontâneo, ressalte suas boas qualidades e seja lembrado pelos seus pontos positivos, segundo o especialista em Personal Branding (Arthur Bender), existem 4 pilares para construção da marca pessoal: primeiro “Não adianta ser bom, tem que parecer bom”, segundo é, “seja diferente”, pois as pessoas costumam juntar-se a grupos iguais, mas é necessário se destacar. Terceiro é que sua marca tenha “relevância”, que seja seu diferencial e o habilite para vaga ou função desejada. E por ultimo, sua marca tem que ser “percebida”, transmitindo coerência com suas atitudes.
Os profissionais são notados, quando demonstram uma capacidade superior em criar novas relações ou melhorar as relações existentes com o mercado e com a sociedade. O olhar para fora, prestar atenção ao que acontece no seu mercado, na sua sociedade, no seu país e trazer as conclusões para contribuir nos objetivos da organização, é um exercício essencial. Ao longo dos anos, pode criar uma capacidade para melhor identificar as oportunidades, criar estratégias, obter maior credibilidade e influenciar positivamente aqueles que o cercam.
Fonte: www.administradores.com.br