Conheça 7 soluções open source para monitoramento

19 de dezembro de 2014, by , Posted in Notícias, 0 Comment

Elas podem auxiliá-lo em rotinas de monitoramento de redes, servidores, sistemas e aplicações

Sistemas de monitoramento são categorias amplas. Existem ferramentas apropriadas para monitorar servidores, equipamentos de rede, aplicações. Há, também, soluções que rastreiam desempenho de sistemas e dispositivos, oferecendo tendências e análises. Algumas dessas tecnologias disparam alarmes e notificações quando detectam problemas, enquanto outras inclusive já começam a trabalhar antes mesmo das coisas ficarem efetivamente críticas. Eis aqui uma coleção de soluções open source para tal finalidade que proveem ao menos um desses recursos.

Cacti – Eis uma ferramenta bastante abrangente que fornece tendências sobre desempenho que pode ser usada para avaliar praticamente qualquer métrica e plotar essas informações em um contexto gráfico. Pode ser aplicada para monitorar desde a utilização de discos até a velocidade de ventiladores em fornecimento de energia. A melhor parte é que faz isso de forma bastante rapidamente.

Nagios – Aqui um membro da velha guarda entre soluções de monitoramento de rede e sistemas. É veloz, confiável e altamente customizável. Pode ser difícil para iniciantes, mas a complexidade de configuração vale a pena se pensar que é uma ferramenta que se adapta a quase toda tarefa de monitoramento.

Icinga – Trata-se de um desdobramento. Oferece framework completo de monitoramento e alerta desenhado para ser aberto e expansível ao Nagios, embora com várias diferentes opções de interface web. A versão 1 vincula-se intimamente ao Nagios enquanto a versão é uma ferramenta reescrita, o que garante facilidades de migração.

NeDi – Pode não ser tão famosa quando algumas outras, mas eis aqui uma boa solução para rastreamento de dispositivos através da rede. A tecnologia “caminha” através da infraestrutura e catálogos mantendo o controle de tudo que descobre. Pode, também, prover a localização de qualquer aparelho, bem como seu histórico. Tem aplicação para localizar dispositivos roubados ou perdidos, emitindo alerta quando ele reaparecer na rede.

Observium – Ferramenta que combina monitoramento de sistemas e redes oferecendo tendências de desempenho. Ela usa tanto recursos de descoberta estática quanto auto identificação de servidores e dispositivos de redes, por uma variedade de métodos de monitoramento. Além disso, pode ser configurado para rastrear sobre praticamente toda métrica disponível. A interface de usuário em web é bastante limpa e fácil de navegar. O Observium pode exibir a localização física de dispositivos monitorados em um mapa geográfico. Os painéis também mostram alarmes ativos e contagens de aparelhos.

Zabbix – Tecnologia que monitora servidores e redes com uma ampla gama de recursos. Há agentes para a maioria dos sistemas operacionais, ou você pode usar checks passivos ou externos, incluindo SNMP para monitorar hosts e dispositivos de redes. Você também encontrará extensa lista de notificações de alertas e instalações com experiência de usuário web com displays bastante adaptáveis. Além disso, tem recursos para monitorar aplicações em ambientes virtualizados. Zabbix também pode produzir diagramas de interligações lógicas detalhando como certos objetos monitorados se interconectam. Esses mapas são personalizáveis e podem ser criados para grupos de dispositivos monitorados e hosteados.

Ntop – Aqui um pacote de ferramentas com uma interface web que demonstra dados em tempo real que trafegam na rede. O fluxo instantâneo das informações na infraestrutura está disponível através de funções gráficas avançadas.

Matéria completa: http://cio.com.br/





Os comentários estão fechados.