Operadores logísticos voltam olhares para o marketing promocional
Segmento já movimenta aproximadamente R$ 44 bilhões por ano com empresas como a Pacer Logística, que auxilia campanhas de varejo em todo o Brasil Lançar um produto simultaneamente em milhares de lojas de um país continental é uma tarefa que exige uma operação logística assertiva. São milhões de brindes, totens, folhetos, cartazes, pontos de exposição que precisam ser montados e até uniformes que devem ser entregues aos promotores de vendas em cada cidade. Esse trabalho é o que se chama de ativação da campanha e é feito por operadores logísticos especializados. O setor de marketing promocional, também conhecido como live marketing, vem crescendo muito no Brasil. Segundo um estudo da Associação de Marketing Promocional (Ampro), o segmento já movimenta cerca de R$ 44 bilhões por ano e deve continuar avançando nos próximos três anos. A pesquisa revela ainda que que 88% das empresas entrevistadas investem em promoções, 77% em ativações, 83% em incentivo, 92% em eventos e 77% em trade marketing. De acordo com a Ampro, live marketing é “a atividade de comunicação onde se incluem todas as ações, campanhas ou eventos que proporcionem experiência de marca e interação para, de forma estratégica, se atingir resultados e soluções de comunicação para marcas produtos e serviços.” Somente o setor de brindes espera faturar R$ 7,4 bilhões em 2017. Os brindes promocionais podem ir desde singelas “lembrancinhas” até presentes mais sofisticados para clientes especiais. Esses contatos são oportunidades para as empresas se relacionarem diretamente com os consumidores sem fazer grandes investimentos. O objetivo da ação é fazer o cliente se sentir valorizado e se fidelizar à marca. Atuação Uma das empresas que tem voltado esforços para esse segmento é a A Pacer Logística. Recentemente, a organização foi responsável pela distribuição e montagem de kits promocionais de Natal em mais de 2 mil lojas de uma grande rede de varejo de alimentos em todo o Brasil. O processo, que envolve desde o transporte até a montagem dos pontos de exposição, exige um planejamento detalhado. E, para permitir que os clientes acompanhem passo a passo o andamento de promoções e lançamentos pelo Brasil afora, a Pacer Logística também deve contar em breve com um portal online com todas as informações e processos em tempo real. O executivo de vendas da empresa, Alex Alves, ressalta a presença da Pacer em todo o país como um diferencial. “Como estamos presentes com filiais em todas as regiões do país, podemos atender nossos clientes em promoções dos mais diversos portes, desde a distribuição de pequenos brindes até a ativação de grandes campanhas em todo o território nacional”, afirma. Fonte: Mundologística