O futuro da tecnologia logística
O progresso do ser humano na produção de produtos pode ser dividido em três ondas ou mudanças significativas. A primeira onda foi a agrária, marcada pelo abandono da caça e o “colher do chão”, com o desenvolvimento da agricultura. Esse período durou cerca de 4.000 anos. A armazenagem nessa época era crítica para a distribuição dos produtos agrícolas, uma vez que celeiros e outros depósitos possibilitaram que as pessoas se protegessem da fome. Realizaram isso pela manutenção de um depósito de alimentos que era utilizado nos momentos de escassez de alimento. A segunda onda, comumente chamada de Revolução Industrial, durou menos de 400 anos. As pessoas saíram das fazendas para as cidades para trabalhar nas fábricas. Os sistemas logísticos foram desenvolvidos para solucionar a movimentação de matérias-primas da fonte à fábrica e a movimentação dos produtos fabricados ao cliente. A terceira onda é a era da informação, na qual acabamos de entrar. Essa fase é baseada no computador e na comunicação entre computadores, sendo caracterizada por oito mudanças importantes:
- Vida mais curta do produto;
- Maior variedade de produtos;
- Maior competição;
- Maior custo da mão-de-obra;
- Maior preocupação com a saúde e a segurança;
- Maior uso de computadores;
- Sistemas de transporte mais rápidos;
- Estoques menores.
As práticas de armazenagem deverão ajustar-se para satisfazer a terceira onda. O pensamento da terceira onda é caracterizado pela independência de fornecedores e clientes. O armazém é freqüentemente o “estoque pulmão” entre eles, o que significa que ele precisa se adaptar a tais mudanças. O desafio de melhorar a satisfação dos clientes por meio da melhoria da logística exige um enfoque totalmente integrado. Em muitas empresas de hoje, a função da logística é feita de forma segregada. O gerente de vendas, o gerente do armazém, o gerente de tráfego, o gerente de processamento de pedidos, o gerente de reclamações, etc., operam independentemente. Todos os componentes do processo logístico precisam trabalhar como um só, com cada pessoa envolvida em ter uma conscientização muito maior, como a totalidade da logística funciona. A única forma de melhorar a satisfação dos clientes é buscar a integração da logística. Devido ao fato da terceira onda ainda ser nova, é difícil descrever como influenciará a armazenagem no futuro. É cada vez mais óbvio, entretanto, que o papel tradicional da armazenagem na era da informação está mudando rapidamente. A prática da logística mudou durante os anos 1980 mais do que em todas as décadas desde a Revolução Industrial, que começou há centenas de anos. A armazenagem é um fator-chave dessa mudança. Parte da mudança foi um aumento na conscientização da logística como uma atividade empresarial crítica. Os gerentes, que nem mesmo conheciam o que significava a logística na década de 1980, já estavam profundamente interessados nela no final da mesma década.
1- Controle de custo
Para ser competitivo em longo prazo, é preciso reduzir custos operacionais, ao mesmo tempo em que aumenta a qualidade.
2- Estocagem inteligente
O conceito de operar com estoques baixos, com uma mentalidade “just-in-time”, significa que você deve transformar seu conceito de estocagem de uma restrita atividade de “guarda” para uma função de “estágio”.
3. Reduzir tempos de ciclo
O serviço ao cliente é chave para o sucesso atual e para melhorar o serviço você precisa reduzir o seu tempo de ciclo operacional, a fim de satisfazer às necessidades dos clientes cada vez mais exigentes.
4. Redução do espaço
Para ser um produtor eficiente de classe mundial, você precisa obter o máximo de suas instalações atuais. Isso inclui fazer o uso ótimo do espaço volumétrico do edifício, ao mesmo tempo que mantém a flexibilidade das operações.
5. Separação produtiva
Considerando a importância do serviço ao cliente, a separação acurada e oportuna dos itens e a montagem dos pedidos são cruciais. A separação produtiva significa alta acuracidade, bem como alta velocidade.
6. Acompanhar o ritmo da mudança
As necessidades dos clientes, ciclo de vida do produto, tecnologia disponível e praticamente todas as facetas de seu negócio estão sujeitas ao alto ritmo da mudança. O desafio é projetar suas operações para satisfazer as futuras mudanças, enquanto satisfaz os padrões atuais de produtividade e qualidade.
7. Falar com dados
Não há escassez de dados atualmente. Contudo, o segredo é fornecer um fluxo de informações acuradas e em tempo real que esteja em paralelo e controle o fluxo de materiais por toda a fábrica ou armazém. Tais dados podem ser utilizados no chão-de-fábrica ou integrados aos sistemas globais de informações da empresa.
8. Tornar o trabalho mais seguro
Melhorar a segurança há muito é a meta da indústria. Contudo, hoje em dia, as necessidades ergonômicas precisam ser integradas a esta meta, fazendo com que determinadas capacidades dos operadores sejam combinadas com as tarefas do trabalho, de modo a evitar problemas acumulados em longo prazo.
9. Reciclar, reutilizar, retornar
Para sermos compatíveis com as necessidades ambientais, precisamos repensar nossos tradicionais conceitos operacionais e pensar em termos de reciclar e reutilizar muitos dos recursos dos quais dependemos para produzir e distribuir produtos. Práticas adequadas de embalagem e movimentação podem ajudar a enfrentar este desafio.
10. Vender projetos
Mesmo depois de ter enfrentado os demais desafios, você ainda terá que justificar seu projeto à gerência. Em muitos casos, pode ser necessário colocar uma série de benefícios, assim chamados de “inatingíveis”, a fim de cumprir os critérios estabelecidos de retorno sobre o investimento (ROI).
Fonte: http://www.guialog.com.br/