A Netuno Alimentos, umas das maiores empresas de pescados do Brasil, está ampliando suas atividades. Antes, especializada na produção, industrialização e comercialização de pescados e frutos do mar, a Netuno tinha 80% do seu volume destinado ao mercado externo. Porém, as mudanças no cenário econômico mundial, somadas a desvalorização do dólar em relação ao real, fizeram com que a empresa adotasse uma nova estratégia, dessa vez voltada para o mercado interno.
Para atender as necessidades do mercado brasileiro, a empresa deixou de trabalhar exclusivamente com frutos do mar e ampliou seu mix de produtos. O primeiro passo para concretizar essa nova estratégia comercial foi a aquisição de uma central de distribuição própria que proporcionasse a autonomia e a flexibilidade que a empresa necessitaria.
O novo CD da Netuno tem capacidade para armazenar até quatro mil toneladas, sendo 80% de congelados e o restante dividido entre resfriados e secos. Atualmente, a empresa armazena e distribui, além do tradicional pescado, diversos cortes de aves e carnes, vegetais congelados, embutidos, lacticínios e produtos diversificados, como azeitona, ameixa, uva passa, enlatados, alho e até mesmo alpiste. “A aquisição de um CD próprio era fundamental para que pudéssemos trabalhar com essa diversidade de produtos, precisávamos de uma base para centralizar nossas atividades logísticas”, explica o gerente de logística da Netuno, Diego Fávero. Porém, ele destaca que cada produto exige um tratamento específico.
“Trabalhar com essas diferentes categorias de produtos alimentícios exige um conhecimento aprofundado das particularidades de cada uma delas, sem contar que exige uma estrutura de armazenagem e transporte voltada para atender as necessidades individuais de cada segmento.”
A ampliação do mix de produtos traz várias vantagens competitivas. Quem trabalha com logística sabe a importância de se ter sempre altos índices de ocupação nos armazéns. “Antes, quando trabalhávamos 100% com pescado, nossos níveis de ocupação estavam diretamente ligados a sazonalidade. Isso fazia com que fossemos extremamente eficientes durante os períodos de grande demanda e atingíssemos altos níveis de ociosidade nos períodos de baixa. Agora temos um equilíbrio durante todo o ano”, diz Fávero.
O gerente de transporte da Netuno, Jean Lyra, afirma que isso também refletiu positivamente no seu setor. “Nossa taxa de ocupação por veículo na distribuição aumentou consideravelmente. Isso porque, com uma maior opção de produtos, nossos clientes preferem fazer uma única compra, ao ter que perder tempo negociando com diferentes fornecedores, além de poderem receber tudo em uma única entrega, o que reduz os problemas com as diversas janelas que precisavam ser organizadas durante o dia.” As mudanças também envolveram os cerca de 140 profissionais, entre equipe administrativa e operacional, que trabalham durante 24 horas, na logística da Netuno. “Para que isso acontecesse, foi necessário que revíssemos todo o nosso conceito de distribuição, uma vez que cada entrega se transformaria em um processo complexo de segregação de itens por suas respectivas categorias. Não podíamos admitir que o fato de estarmos trabalhando com produtos diferentes comprometesse a qualidade da temperatura ou ocasionasse uma menor eficiência na entrega. Todos os profissionais de entrega passaram por treinamentos de capacitação com esse novo conceito”, explica Lyra.
Todo esse processo de ampliação contou com apóio do WMS (Warehouse Management System) Datasul (TOTVS). “Esse sistema permitiu que o aumento de SKUs não comprometesse a qualidade do gerenciamento dos nossos estoques, e garantiu a eficiência do nosso processo de expedição, onde velocidade e segurança são fundamentais”, destaca Fávero.
O CD está comemorando um ano de atividades, e os planos para o futuro não param de surgir. A prova do sucesso dessa nova estratégia deve-se ao fato de que já existem planos para uma expansão. “Em breve precisaremos ampliar nossa estrutura física em função do crescente volume com o qual estamos operando. Isso porque o CD tem um papel fundamental na estratégia comercial da empresa, servindo como um pulmão para as filiais de Fortaleza, São Paulo e Salvador, abertas recentemente” aponta o gerente de logística. Essas unidades trabalham com estruturas de armazenagem terceirizadas.
Empresas especializadas como a Friozen, no Ceará, a Localfrio, em São Paulo, e a Cefrinor, na Bahia, são os parceiros com os quais a Netuno desenvolve atividades logísticas.
Apenas adquirir o CD não era suficiente. As operações logísticas precisavam se mostrar rentáveis para justificar a aquisição de uma estrutura própria. “A palavra custo, desde o início, fez parte do dia-a-dia dos colaboradores, todos estão engajados nesse objetivo de reduzi-lo. Os KPIs da logística são apresentados mensalmente ao corpo de diretores da Netuno e as linhas de custo são abertas e avaliadas para cada uma de nossas operações.
Hoje já sabemos com precisão o quanto custa nossa logística, o que nos permite avaliar o quanto somos eficientes em relação ao mercado”, completa Fávero.
Fonte: Gabriela Souza Leão - LogWeb
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